Eagles of Death Metal - Não é uma Banda de Death Metal


Mais uma atração do primeiro dia da edição brasileira de 2016 do festival de música alternativa Lollapalooza, o Eagles of Death Metal ou, simplesmente, EoDM, é uma banda formada pelos amigos de infância Jesse Hughes e Josh Homme. Homme é mais conhecido como o frontman do Queens of the Stone Age (QOTSA) e, também, pela participação no supergrupo Them Crooked Vultures, um trio completado por nada menos que o John Paul Jones, baixista do Led Zeppelin e Dave Grohl, vocalista e guitarrista do Foo Fighter


O EoDM, apesar do nome, não tem qualquer ponto de contato com o gênero death metal. No site oficial da banda consta que o nome surgiu quando um amigo apresentava a Josh Homme o gênero death metal. Ao escutar a banda polonesa Vader, Homme teria dito que a banda era o Eagles do death metal. Dito isso teria, em seguida, colocado em discussão como seria o cruzamento do estilo da banda Eagles com o death metal.



Os amigos formaram o grupo em 1998 na cidade de Palm Desert, California, mas somente lançaram o primeiro álbum Peace, Love, Death Metal em 2004, a este seguiram-se Death by Sexy de 2006, Heart On em 2008 e, finalmente, em 2015, Zipper Down. O EoDM passou por uma experiência traumática no dia 13 de novembro de 2015. Eles eram a atração do Le Bataclan, em Paris, no dia dos ataques terroristas atingiram simultaneamente várias localidades da capital francesa. Os terroristas vitimaram oitenta e nove pessoas que assistiam ao show. Em favor das vítimas dos atentados, a banda iniciou a campanha "Play it Forward" na qual encorajam outras bandas a tocarem um cover da música "I Love You All The Time" (do último disco do Eagles of Death Metal) e a doarem toda a renda alcançada com a venda da faixa para a entidade Sweet Stuff Foundation.



Por fim, destaca-se que apesar da EoDM constituir de um duo formado por Jesse Hughes e Josh Homme vários outros músicos participam de modo rotativo da formação da banda, tanto em estúdio quanto, principalmente, ao vivo, sendo raras as participações de Homme (por conta dos compromissos com o QOTSA e outros projetos paralelos - ele chegou a afirmar que na música sofre de esquizofrenia e que o Eagles é apenas uma de suas múltiplas personalidades.  

Spotify
spotify:artist:02uYdhMhCgdB49hZlYRm9o

Site Oficial
http://eaglesofdeathmetal.com/home

Comentários